Vencendo os primeiros obstáculos no ministério com crianças
Vencendo os primeiros obstáculos no ministério com Crianças
Embora o ministério com crianças exija algumas observações, que consideramos importantes, ele pode ser iniciado dentro das possibilidades e alcançar excelentes resultados em qualquer congregação. A aprtir de sua implantação ele deve crescer sempre buscando aprimoramento.
Quem quer um ministério com crianças atuante tem que balancear dois fatores: 01. A falta das pessoas certas e de estrutura da congregação, afinal, a grande maioria dos templos não foi pensada para ser usada como salas de aula. 02. A enorme necessidade do ensino cristão voltado para as crianças. Se não nos preparamos para ela, além de perder as crianças que temos, não atrairemos outras.
Analisando o fator de número dois percebemos que não dá mais para esperar. Falar de Deus para as crianças, de forma adequada, deve ser prioridade. É um desafio, onde os obstáculos como falta de espaço físico devem ser superados. Muitas igrejas conseguem superar o problema da estrutura física, têm até salas sobrando, mas falta inciativa; ninguém se manifestou ainda para fazer algo a respeito.
Existem as que afirmam ter um trabalho direcionado à criança, mas acham normal a seleção aleatória, tanto dos professores quanto dos temas a serem ministrados. O ministério infantil não deve ser visto como um depósito de crianças, nem como um local para que as crianças fiquem esperando seus pais cultuarem. Estamos falando de aproveitar o momento para que elas recebam conteúdo que lhes proporcione alegria, edificação e crescimento.
Qualquer igreja, por menor que seja. pode implantar um ministério com crianças que dê resultados. Só precisa compreender as formas de como fazê-lo funcionar. De início, será necessário procurar o equilíbrio entre a falta de estrutura e a necessidade de acolher e ensinar a criança. O primeiro passo é montar uma equipe e fazer de tudo para dar a ela a capacitação necessária. Todas as pessoas que fazem parte do ministério com crianças devem passar por treinamentos de capacitação.
Mas onde encontrar bons materiais para promover esta capacitação? Nós, do Ammigo Kids, estamos comprometidos em trazer todo subsidio com atualizações constantes em nosso site. Cresceremos juntos! O que aprendermos será compartilhado com o Reino de Deus. Esta é a nossa missão.
A primeira visão desta equipe deverá ser a de cooperação: Um entra com a farinha, outro faz o bolo, outro traz o refresco, a outra desenvolve visuais, outras preparam as brincadeiras e assim por diante… Implantar e fomentar a cultura de equipe é fundamental para o crescimento e padronização das formas de ministrar ao coração da criança.
O coração da equipe – Uma vez implantada, a equipe, terá que ser sustentada com oração, investimentos, motivação e os treinamentos, já especificados. Deve a liderança, estar sempre atenta às fragilidades e anseios da equipe, para supri-los, assim que possível.
Os diagnósticos devem ser constantes, pois existem pessoas com muito potencial, mas que antes, precisam ser curadas emocionalmente para servirem as crianças e a equipe. Por esta e muitas outras razões, que e o envolvimento pastoral torna-se indispensável.
O ministério com crianças não pode ser visto como um departamento em testes. Há pastores que apenas delegam sua implantação, muitas vezes, por força da cobrança dos pais, depois ficam esperando para ver se o trabalho cresce por si só, ou não. O resultado é que o projeto acaba morrendo por falta de apoio, a equipe perde a motivação e as crianças, por sua vez, perdem a chance de serem evangelizadas.
Não haverá ministério infantil, enquanto a visão não contagiar o coração do pastor, ou, pelo menos, de sua esposa para que se tornem servos da visão. Mesmo que exista um coordenador excelente nesta área, ele será apenas um elo, ainda dependente, das decisões pastorais.
A capacitação da equipe – A princípio, pode ser algo visto como trabalhoso, mas logo, surgem os primeiros frutos e tudo se torna prazeroso. A seguir, algumas orientações sobre como a capacitação pode acontecer:
º Programe oração e jejum em prol do projeto;
º Estudos bíblicos direcionados com foco no crescimento espiritual e ministerial;
º Promova a valorização da equipe;
º Indicação de livros para trazer crescimento à equipe; criação de um cronograma de leitura;
º Busque o máximo de conhecimento bíblico e pedagógico;
º Estudos sobre inteligência emocional e comunicação;
ª Treinamento sobre boas relações interpessoais. Crianças precisam ser acolhidas, conquistadas, amadas e respeitadas dentro e fora do ambiente de ensino;
º Busque aprendizado sobre o desenvolvimento e aplicação de materiais visuais, brincadeiras e atividades a serem usados em salas para reforçar o conteúdo, etc.
Visão de crescimento – A equipe não pode se resumir a um grupo fechado. Um grupo que se fecha para novos membros já está doente e em processo de morte. Quando se busca uma equipe em crescimento saudável, não devem existir obstáculos que impeçam novas pessoas, cheias de ideias e recursos, de chegar, trazendo vigor aos demais. Cada um que vem ao ministério infantil deve ser muito bem recebido e deve encontrar lugar para servir, de alguma forma.
Talvez o ministério com crianças seja apenas um sonho ainda que Deus vem transmitindo à sua vida, mas pode ser ele o início de um avivamento ou revolução em sua igreja, seu setor ou cidade. Ao ler este artigo, você pode ter imaginado tudo muito distante de sua realidade. Saiba que é importante dar o pontapé inicial.
Comece com os recursos que você tem… Mesmo que os primeiros encontros kids tenham que acontecer no estacionamento, pátio ou garagem de sua congregação faça o que Deus colocou em seu coração. Cremos que os recursos vão surgir, os resultados serão extraordinários e muitas vidas serão transformadas.
Pr. Adeneir Sousa – Coordenador do Ammigo KidsEls