Como vencer a dificuldade de encontrar professores de crianças

Vamos nos referir ao professor, sempre no sexo feminino, pelo fato de serem as mulheres, as mais interessadas pelo ensino nas igrejas, embora, seja um trabalho que pode ser executado por ambos os sexos.

Uma das grandes barreiras encontradas pelas igrejas, na hora de montar um ministério infantil atuante, é a de encontrar as professoras. As que surgem, não querem investir mais do que um domingo no mês. 

As justificativas, geralmente giram em torno da falta de tempo, uma vez que, para que o trabalho seja feito com excelência, será necessário abrir mão da presença em alguns cultos para adultos. Surgirá também a necessidade de investimento de tempo para a preparação das aulas, por mais que se tenha uma boa didática e material para o ensino facilitador. Outra barreira comum vem da ideia de nunca estarem preparadas, julgando ser muito grande responsabilidade a tarefa de ensinar. 

Mas o que enfatizamos, pela experiência que temos, é que todos podem trabalhar com crianças, por menor, ou maior, que seja a igreja. 

A seguir, deixamos dicas muito importantes para as igrejas que queiram fortalecer ou, mesmo iniciar, o ministério com crianças: 

1.Tenha a iniciativa de começar. Talvez a igreja não possua salas específicas ainda, mas com certeza, com um pouco de criatividade, se encontrará um lugar para improvisar o trabalho. Nossas primeiras aulas para crianças foram ministradas em varandas, cozinha da igreja e até na garagem pastoral. Apenas sugerimos que o improviso do local seja momentâneo. Até que se construa um local apropriado. 

2.De início, não exija da candidata a professora que ela tenha um nível escolar elevado. Saiba que, para este trabalho, o comprometimento, boa vontade e desejo de se aprimorar é que são mais importantes, entretanto, tenha sempre um direcionamento de como deve ser o ensino para que fique claro para todas. Quando tiver um grupo formado, incentive para que estudem e cresçam cada vez mais. Esta será uma grande ajuda para elas, tanto no ministério com crianças quanto na vida secular.

3. Tenha um bom material, para que as professoras não tenham que dar aulas com materiais aleatórios e se cansem, pesquisando sobre o que ensinar. Recomendamos o kit Ammigo Kids para professores e alunos com conteúdo para 03 meses.

4. Os trabalhos no ministério infantil devem ser iniciados sobre a liderança de uma pessoa que ame crianças e que tenha comprometimento e responsabilidade. Geralmente, a pessoa indicada  para iniciar o trabalho é a esposa do pastor, por ter ela mais influência sobre futuras lideres de crianças.

5. Divida as crianças por faixa etária, exemplo: de 02 a 05 anos, de 6 a 9 anos e de 10 a 12 anos de idade. É importante que cada sala tenha um nome específico pelo qual, tanto as professoras, como os pais identificarão a sala em que a criança está inserida.

6. Para cada professora que irá ministrar a aula, escolha uma ou duas adolescentes como ajudantes. Neste processo, elas já vão sendo treinadas para se tornarem futuras professoras. O trabalho das ajudantes é o de conduzir crianças ao banheiro, leva-las até os pais quando necessário e ajudar na aplicação da aula e das brincadeiras. 

7. A descoberta de professores funciona em nível de discipulado, uma professora empolgada e apaixonada acaba contagiando e atraindo outras. 

8. Dificilmente as professoras serão atraídas quando o trabalho ainda não existir. Foque em iniciar, estruturar e tornar sólida a missão de edificar a criança, feito isto, logo as professoras surgirão. 

9. Faça muitas reuniões de treinamento com os professores, oferecendo sempre novos recursos para que o trabalho vá se aperfeiçoando.  Cuidado com muitas cobranças e exigências. Não faça reuniões quando nada de importante tiver para oferecer. Reuniões vazias são chatas e não geram motivação.

10. Dê liberdade para que a liderança de crianças possa crescer e desenvolver uma visão saudável. Muitos ministérios infantis são impedidos de crescer, por motivações erradas como: Costumes extremos, tradições denominacionais e excesso de religiosidade. O ministério infantil explora o mundo e a espiritualidade da criança, sendo, portanto, muito diferente de tudo que se aplica aos adultos.

Essas primeiras dicas são essenciais para que o ministério com crianças possa começar sua jornada de crescimento. É preciso um pouco de paciência e investimento, porém, logo os frutos e compensações surgirão. Novos aprendizados também fluirão.

Quais são os principais resultados de um ministério infantil sólido?

 Os resultados são imensuráveis. Veja apenas alguns:

As crianças se tornam apaixonadas por Cristo e pela igreja;

Veem-se integradas com outras crianças e apaixonadas por suas professoras;

Atraem novas crianças para a igreja;

Crianças atraem seus pais para os cultos e para Cristo;

Crianças espirituais influenciam seus pais a também o serem;

Tornam-se sábias nas escrituras;

À medida que vão crescendo podem se tornar novas professoras

Pr. Adeneir Sousa – Coordenador do Ammigo Kids, pastor da igreja Ammigo em Senador Canedo