Como ministrar uma aula com qualidade

Todos querem ter êxito e ministrar de forma consistente para a criança na igreja, não é verdade? Se esta é sua intenção e você não sabe por onde começar, vamos te passar algumas dicas preciosas.

Acredito que você já sabe que tem um chamado para este ministério e também já percebeu a necessidade de ter uma boa conexão com a criança, pois assim, ela terá mais disposição para te ouvir em sala.

O foco de sua aula

Primeiramente você precisa saber se quer distrair a criança ou ministrar Deus ao coração dela. Para distrair se usa brinquedos, para edificar, o caminho é conectar a criança com o Pai. Muitos usam estratégias como: passar vídeos ou filmes para apenas envolver a criança por um período de tempo. Muitas vezes nem há critério na escolha deste tipo de conteúdo. Saiba que quando assim fazemos, perdemos uma ótima oportunidade de trazer Deus para vida das crianças. A professora excelente é aquela que leva a criança a cultivar um relacionamento mais íntimo com Deus.

O material de ensino

Para uma boa aula é essencial um bom material, recomendamos o material Ammigo Kids que além de prático e funcional, atende tanto ao professor como o aluno e tem um preço bem acessível.

O visual  

A criança é fascinada por figuras, desenhos e cores, por esta razão você não deve abrir mão de recursos visuais em sua aula. Ilustre ao máximo sua história. Decore o ambiente com flores personagens e cores. A roupa da professora também  deve ter perspectiva colorida, infantil, alegre que aponte para o lúdico.

Ler ou ensinar?

Faça o que puder  para não  cair no erro comum de pensar que basta pegar um livro e ler um texto para a criança. Não é também uma pregação, onde a criança se vê obrigada a ficar o tempo todo só escutando. Lembre-se: as crianças são muito dinâmicas e não demonstrarão disposição alguma se não houver estratégia para prender-lhe a atenção. É natural de a criança perder o interesse em determinada ação em pouquíssimo tempo. Mude a voz, faça perguntas, explore materiais visuais  com figuras e fundos coloridos.

Interaja com as crianças

Não ministre de improviso, pelo contrário: estude o tema ao máximo que puder. Se for contar uma história, que ela seja bíblica. No decorrer da  história esteja sempre interagindo com as crianças. Para isto, um bom começo é usar  muitas perguntas para explorar o que já sabem e buscar mais participação. Outra boa forma de interação é permitindo que elas mesmas terminem algumas frases. Ex: “Hoje vamos aprender sobre Davi e…”; ‘‘Golias era um gigante muito (Gesticule apontando para a altura de Golias)…”

Explore as historinhas bíblicas

Lógico que toda aula, para ser muito boa, não pode abrir mão de uma historinha. As histórias bíblicas são fascinantes, além de todas elas já terem um traço infantil. Quem não quer saber o final de uma história em que um adolescente desafia um gigante? Mas não fique somente na história esteja atento às entrelinhas e a receptividade da criança.

Deve o professor ir extraindo verdades preciosas e aplicando cada uma delas ao coração da criança. Por exemplo: você está ministrando sobre José que tinha irmãos maldosos, então você aproveita o momento para ensinar a criança a não ser má ou desonesta com seus irmãos nem com nenhum de seus familiares ou amigos. Esteja atento a tudo que você pode aplicar ao coração da criança, como ensino para a vida em familia e com Deus.

Brincadeiras e joguinhos

As brincadeiras em grupo ou de revezamento são ferramentas extraordinárias, que não devem ser dispensadas. A criança gosta muito de brincar então faça com que ela aprenda brincando. Use sempre brincadeiras que tenha alguma ligação com Deus ou com verdades bíblicas. Calcule o tempo ideal para a brincadeira no seu cronograma de aula e cuide para que não gaste todo tempo apenas brincando. Para que sua aula seja mais produtiva, crie gráficos para orientar a criança sobre o que irá acontecer naquele momento: Ex: Na hora das tarefas mostre: “Hora de colorir” e assim por diante.

Aproxime a criança de Deus

Oração – O professor de crianças não é apenas aquele que cuida dos pequenos. Ele é também o responsável para que, durante a aula, a criança tenha o máximo de contado com Deus. Não faça orações de modo superficial. Nos momentos de oração incentive e ensine elas a orarem todas juntas e com intensidade. Mostre a elas  a necessidade de orar umas pelas outras, apresentando também seus coleguinhas e irmãos de fé, a Deus em oração.

Adoração – Quando o  momento for para adoração ministre ao coração delas para que sintam a presença de Deus. Oriente sempre e as ajude para que elas não apenas cantem, mas adorem. Cuidado: Escolha músicas de criança, dando sempre preferência as mais conhecidas, ou seja, aquelas que elas já tenham familiaridade com a letra. Desta forma. a adoração fluirá livremente.

Compartilhar

Ao final da aula, você deve reservar um momento para orientar a criança a compartilhar a história que aprendeu, tanto com seus pais como para seus amiguinhos, desta forma, ela estará evangelizando naturalmente e quanto mais ela repete o que aprendeu, mais aprende.

O lanche

O último estágio de sua aula deve ser um momento para que as crianças possam lanchar juntas. Reserve o tempo que achar necessário para isto e não se esqueça que o período do lanche deve terminar um pouco antes do final do culto para que os pais possam pegá-las já alimentadas. Antes de servir ensine-as a fazer orações em agradecimento a Deus pela dádiva do alimento.

Pr. Adeneir Sousa

Coordenador do Ammigo Kids